Logotipo do Dia da Música

Joana Bentes

MPB, Rock

Belo Horizonte, MG

Aceita tocar no país

Integrantes

  • Joana Bentes - Mais de um instrumento

Onde já tocou

Vitória (ES): Theatro Carlos Gomes; Sesc Glória; Spírito Jazz; Fluente, Casa Verde
Brasília (DF): CCBB, Fnac, Sala Cássia Eller, Teatro Dulcina de Moraes, Festival SONORA, Eye Patch Panda, Terraço, Prêmio Profissionais da Música
São Paulo (SP): Sofar Summer, Presidenta Bar

Site do artista

Biografia

Joana Bentes é compositora, cantora e violonista. Nasceu em Vitória/ES. Formada em Artes Plásticas pela UFES.

De família musical a talentosa menina aprendeu a tocar violão aos nove anos. A primeira música ensinada pelo pai despertou o interesse pelo instrumento e, daí por diante, o aprendizado se deu de maneira autodidata. Aos 12 anos já tocava guitarra e cantava na banda que formou com amigos no colégio e, durante os ensaios e brincadeiras do grupo, conheceu novos instrumentos e se revezava entre o baixo e bateria.

Desde muito cedo participou de diversas formações de bandas, todas com repertório voltado para a MPB e pop rock eclético, o que a motivou a trabalhar em suas próprias composições.

Ao término da graduação decidiu retornar sua atenção para a música e dentre diversas composições, escolheu uma amostra de canções para integrar seu primeiro trabalho autoral, o EP “ENTRE”. Com produção musical de Marcos Xuxa Levy, conta com a participação de renomados músicos do cenário brasileiro como Fernando Nunes, João Viana, Walter Villaça, João Erbetta e Milton Guedes.

Joana procura integrar de forma particular as artes plásticas e a música, a partir do trabalho com a palavra (referente principalmente à base conceitual da poesia concreta) e das obras centradas na auto-biografia. Artistas como Arnaldo Antunes, Adriana Calcanhotto, Nuno Ramos, Clarice Lispector, Yuri Firmeza e Frida Khalo são alguns exemplos de inspiração.

Mais do que uma junção aleatória de palavras e sons, Joana busca intrigar o ouvinte em jogos de palavras e melodias que podem fugir ao óbvio, trazendo frescor, invocando sentimentos e reflexões necessários à compreensão do mundo que vivemos. Trata o processo de composição com atenção e fala sob a perspectiva feminina de assuntos como amor, sexo e questões existenciais. Esses temas são abordados de uma forma particular, lançando por vezes um olhar generoso e uma voz preocupada em transmitir, ao invés de meramente entreter.

Em junho de 2017 fez lançamento digital do single “AQUI” nas plataformas de streaming, conseguindo amplo destaque no Spotify e Palco MP3. A canção que foi gravada despretensiosamente numa visita da cantora ao produtor e também multi-instrumentista Raphael Mancini, no seu estúdio em São Paulo, já obteve mais de 600.000 reproduções.

A jovem artista tem orgulho de seus ídolos e influências e traz um pouco de cada um deles para suas criações. Entre tantos nomes consagrados destaca alguns: Caetano Veloso, Nando Reis, Lenine, Paulinho Moska e intérpretes como Elis Regina e Cássia Eller fazem parte da bagagem musical da cantora e multi-instrumentista Joana Bentes.

Joana Bentes vale a aposta e promete ser uma revelação na música brasileira.

Ver mais

Shows

Ainda não há shows confirmados ou em negociação

Ver mais

Playlist do artista

CECA

SAUDADE É AMOR

CHUVA

ENTRE

INSTANTE

AQUI

Ver mais
×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ