Logotipo do Dia da Música

Gabriel Versiani

Samba

Rio de Janeiro, RJ

Aceita tocar na própria cidade

Integrantes

  • Gabriel Versiani -
  • Gabriel Guenther -
  • Rodrigo Sebastian -
  • Yuri Villar -

Site do artista

Biografia

"Uns dez anos atrás, uma revista japonesa me pediu uma previsão para o futuro da MPB - eu tinha casualmente acertado em previsões anteriores, e fiquei com fama de 'adivinha' por lá... Disse a eles que os filhos da nossa geração eram a melhor esperança, pois são os poucos a ter tido contato, ainda em casa, com a grande arte brasileira. Aí está uma prova: Gabriel Versiani, filho de Claudia Versiani e Cláudio Jorge, o cara é bom mesmo". Joyce Moreno - cantora, compositora (Facebook, abr/14)

O cantor, compositor e jornalista Gabriel Versiani está em estúdio gravando seu segundo CD autoral, “Ainda Sambo”, sob a batuta de Cláudio Jorge - violonista, cantor, compositor, arranjador e pai do músico. Em seu trabalho de estreia, lançado em 2009 de forma independente, Versiani gravou doze músicas próprias, em estilos que passam por samba, baião, xote e maracatu. O CD contou com a produção de Papito Mello e as participações dos grupos Casuarina e Rio Maracatu. No novo trabalho, Gabriel Versiani se dedica exclusivamente ao samba, com dez composições próprias, sendo uma em parceria com Cláudio Jorge (“Não vá dizer...”).

Gabriel iniciou sua trajetória musical em bailes de forró no final da década de 90 no Rio. Com a banda Rodagente – na qual cantava e tocava contrabaixo – abriu shows de Lenine, Nação Zumbi, Mestre Ambrósio, Falamansa e Naná Vasconcelos nas principais casas da cidade. À esta época gravou, como cantor, três faixas do CD “Forró na Estrada”, produzido pelo músico Julinho Teixeira. Em 2002 passou a se apresentar em casas do Rio com seu trabalho autoral e um repertório dedicado sobretudo ao samba e à MPB, acompanhado por músicos da nova geração carioca. O lançamento do CD “Gabriel Versiani” foi realizado com show no Centro Cultural Carioca, com participação de Claudio Jorge, e no SESC Santana, em São Paulo.

Em 2006, Gabriel fez série de shows no extinto Estrela da Lapa, com participações do saudoso Luiz Carlos da Vila e de Wilson das Neves. No mesmo ano, participou do programa de televisão “Parada Oi”, no Multishow, nas edições Rio de Janeiro e Paraíba. Entrevistou nomes como Beth Carvalho, Arlindo Cruz, Elba Ramalho e Ceguinhas de Campina Grande, entre outros. Saiu vencedor nas duas edições, tendo composto especialmente para o programa as músicas “O Rio é” (gravada em seu primeiro CD) e “Oi Paraíba”, ainda inédita. Nas noites cariocas, já fez participações especiais em shows do grupo Bonde de Som, no Clube dos Democráticos e no Circo Voador, e deu canjas em shows do Casuarina em casas como Fundição Progresso e Carioca da Gema, entre outras intervenções musicais. Participou do CD “Amigo de Fé” (Biscoito Fino, 2010), de Cláudio Jorge, cantando a música “O independente” (Cláudio Jorge e Sidnei Miller). Também cantou no show de lançamento do disco, no Teatro Rival.

Versiani teve duas músicas gravadas pela cantora Letícia Tuí (“Filho de Ogum”, renomeada “Filha de Oxum” e “Tribeira”), indicada em duas categorias ao Prêmio Tim 2008 com o CD “Sambaião. A música “Heloísa Maravilha”, do CD “Gabriel Versiani”, foi incluída no programa “Conexões Urbanas”, na Rádio MPB FM. Gabriel vem se apresentando em casas como o Rio Scenarium, na Lapa, e outros eventos. Em paralelo, segue carreira de jornalista - como redator e assessor de imprensa - tendo trabalhado inclusive para empresas multinacionais das áreas de mineração e farmacologia, entre outras. Faz a produção, redação e roteiro do Programa Garimpo, apresentado por Cláudio Jorge na Rádio Nacional do Rio de Janeiro e MEC AM. Ouça o Cd em https://soundcloud.com/gabrielversiani/tracks.

Ver mais

Shows

Ainda não há shows confirmados ou em negociação

Ver mais

Playlist do artista

Sem razão

Essa menina

Qualquer bobagem

Ver mais
×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ