Logotipo do Dia da Música

Andrea Perrone

Instrumental, MPB, World Music

Porto Alegre, RS

Aceita tocar no país

Integrantes

  • Andrea Perrone - Violão

Onde já tocou

Brasilicata Tour (Matera - Itália), Zihuatanejo International Guitar Festival (Zihuatanejo - México), Feira Internacional de Música do Sul - FIMS (Curitiba - Paraná ), Festival DEMOSUL (Londrina - Paraná), Clube do Violão Solo ( São Paulo), FAMPOP ( Avaré - São Paulo), FAM (Ribeirão Preto), FEJACAN ( Jacarezinho - Paraná), Festival de Música Instrumental Para Viola, Violão e Guitarra de Vinhedo ( Vinhedo - SP), Livraria Cultura (Porto Alegre - RS), Teatro Bruno Kieffer (Porto Alegre - RS), Centro Cultural (Alegrete - RS), Teatro Carlos Carvalho (Porto Alegre - RS), Café Fon Fon ( Porto Alegre - RS), Centro Cultural de Torres - Dia da Música (Torres - RS)

Site do artista

Biografia

Andrea Perrone é violonista, cantora e compositora porto-alegrense.
Dona de um violão de personalidade, percussivo e rico em harmonias.
De formação autodidata, transita com facilidade por várias vertentes musicais com seu violão: da MPB ao Samba e Choro, passando pela música folclórica, assim como pelo Flamenco, Blues e Jazz.
O grande destaque de seu trabalho é o fato de utilizar afinações alternativas, criando coloridos e texturas ao seu violão-solo, bem como aplicar técnicas de outros instrumentos à sua execução.
Nos últimos anos, Andrea conquistou importantes prêmios da música instrumental no Brasil, como o famoso Festival de Música Instrumental para Viola, Violão e Guitarra de Vinhedo-SP, ficando, na categoria Violão, em segundo lugar em 2011 com Tinhosidade, e em terceiro lugar em 2012, com Ontonte do Infinito, ambas de sua autoria. Em 2015, Tinhosidade foi eleita a melhor música instrumental do maior festival de música no Brasil, o FAMPOP de Avaré, São Paulo.
Sentindo, então, a necessidade de novos desafios, bem como muita vontade de mostrar seu trabalho autoral como instrumentista e compositora, Andrea entra em estúdio no primeiro semestre de 2013 e grava Page One, seu primeiro EP de violão-solo autoral. Além disso, foi convidada a se apresentar no prestigiado Clube do Violão-Solo na capital de São Paulo em outubro, e, no final do mesmo ano, foi selecionada pelo renomado FEJACAN – Festival Jacarezinhense da Canção, no interior do Paraná.
Em 2014, várias apresentações desse trabalho aconteceram em Porto Alegre como desdobramento da divulgação do repertório. Com ele, ainda foi selecionada através do Projeto Espírito Mundo para integrar a Brasilicata Tour na cidade italiana de Matera.
Ao retornar da Itália, concebeu seu mais recente projeto, In Pietra: Solos e Canções na Basilicata, o qual reúne músicas compostas durante sua estada no velho continente. Ainda no mesmo ano, foi selecionada para participar do FAM – Festival de Música da Alta-Mogiana, em Ribeirão Preto, na categoria Instrumental.
Em 2015, Perrone se concentrou na divulgação de seu projeto In Pietra, tanto em Porto Alegre, quanto em outros centros, e lançou um EP com algumas das músicas compostas na turnê italiana, assim como fotos tiradas por ela, que fazem parte do encarte do EP. No final do ano, Perrone foi selecionada para o maior e mais importante festival de música do Brasil, o FAMPOP, de Avaré, São Paulo, conquistando, com Tinhosidade, o prêmio de melhor música instrumental.
Já no início de 2016, Andrea realizou uma série de shows no exterior: em março, fez sete shows no México, no Zihuatanejo International Guitar Festival em Zihuatanejo e Ixtapa. Também apresentou show case na FIMS (Feira Internacional de Música do Sul) em Curitiba, fez a abertura da noite instrumental do Festival DEMOSUL em Londrina, participou do “Dia da Música” no palco do Centro Cultural de Torres- RS, fez vários shows solo em Porto Alegre e São Paulo, além de acompanhar a cantora Blanca Queiroga no espetáculo “Blanca Canta La Negra” (projeto que resgata o repertório de Mercedes Sosa) e Chris Amoretti no projeto “All That Jazz”. Integrou-se ao coletivo “Clube do Violão Solo” para escrever artigos falando de violão, violonistas e administração de carreira no portal www.violaoeponto.com.br.
Em março de 2017, a violonista retorna ao México para mais uma série de shows no Zihuatanejo International Guitar Festival e inicia a gravação de seu próximo cd. Em outubro, foi convidada para uma série de 9 shows no Lancaster Music Festival, na Inglaterra.

Ver mais

Shows

Ainda não há shows confirmados ou em negociação

Ver mais

Playlist do artista

Tinhosidade

Suíte Materana - Parte I - Buon Giorno Matera

Suíte Materana - Parte II - In Pietra

Suíte Materana - Parte III - Sassi

Transvesuviana

Estreia da Afinco

Entre Aspas

Chorinho Encabulado

Canção Pro Meu Amor

Page One

No Céu da Paulista

Buongiorno Matera

Un Giorno da Ricordare

Zihua

Las Gatas

Outras músicas: Improvisação em Lá Menor

Ver mais
×

Baixe o aplicativo do DDM

Com o aplicativo do evento fica mais fácil de acompanhar os shows próximos a você.

Dúvidas/FAQ